Biossíntese da Progesterona

 

    Assim comoos outros esteroides, a progesteron é derivada do Colestrol (3), que é um constituinte essencial de todas as células. O Colestrol é constituido bloco a bloco, a partir de unidades de Isopreno (2). Estas, como todas as unidades isoprénicas na natureza parecem derivar do Pirofosfato de Isopentenilo (1).

    As hormonas esteroides são sintetizadas a partir do colestrol e modificadas por uma série de reacções químicas, até que uma hormona fique pronta para ser posta em acção imediatamente.

    A transformação da função álcool 3b do colestrol em 3a faz-se por oxidação do álcool em cetona (4) e seguida de redução a nível de uma nova função álcool.

    A Progesterona é pregnenodiona esteroide com 21 átomos de carbono, uma dupla (4:5) e duas funções cetona em C3 e C20 . Ocupa posição priveligiada na esteroidogénese. Ela e a sua antecessora, a pregnenotona, são submetidas à 17-alfa-hidroxilação para dar origem às duas linhagens (delta 4 e delta 5, respectivamente) de formação dos esteroides sexuais (5), androgénios e estrogénios, nesta ordem.

 

Esquema

 

                      (1)

 

 

      Pirofosfato de isopentenilo

 

         

Esqualeno                                               

                                   

 

                                                                                                                                                                            (2)             

 

 

 

 

                        Colesterol                                                                                                    (3)                                                                         Lanosterol

 

 

                   

                                                        (4)

                        Pregnenolona

 

 

 

Progesterona                   

(5)                             

esteroides sexuais            

 

 

estrogénios                                      androgénios              

 

 

topo

página inicial